


Tome decisões com base nos valores
e não nas alternativas de escolha

Temos o hábito de identificar as alternativas disponíveis primeiro e depois escolher a “melhor” delas. No entanto, com este pensamento, na maioria das vezes perdemos a oportunidade de escolher o que mais nos importa, o que mais damos valor!
​
Pergunte-se para si mesmo, por que vale a pena escolher uma alternativa, em vez de simplesmente deixar que os acontecimentos sigam seu curso?
​
A resposta reside no fato de que as consequências das alternativas podem ser suficientemente distintas, considerando seus valores, a ponto de justificar sua atenção.
​
O motivo de seu interesse por qualquer problema de decisão é o desejo de evitar consequências indesejáveis e alcançar aquelas que são desejáveis, não é mesmo? (Dentro de um contexto de racionalidade, é claro!).
​
A desejabilidade relativa das consequências é um conceito baseado em valor. Assim, a premissa fundamental na tomada de decisão deve ser os valores, não as alternativas. As alternativas são os meios para alcançar os valores mais essenciais.
​
Portanto, devemos dedicar mais tempo à tomada de decisão focando no que realmente importa (nesta sequência): articular e compreender nossos valores, utilizar esses valores para selecionar decisões relevantes para reflexão, desenvolver alternativas mais eficazes do que as já identificadas e avaliar com mais cuidado a desejabilidade de cada alternativa.
​
Uma dica simples é: “decida o que você quer, o que é valor para você e, em seguida, faça movimentos para alcançá-lo”
​
Obs.: Este texto é baseado no livro do Dr. Ralph Keeney “Give yourself a Nudge”
Contato e Localização
Endereço
UFSCar Campus Sorocaba
Rodovia João Leme dos Santos,
km 110 - Itinga - Sorocaba, SP